A
Disney é considerada a maior
companhia de entretenimento do mundo – que inclui os seus famosos estúdios
cinematográficos - tendo, nestes últimos anos, adquiridos outras grandes
companhias do ramo tais como os estúdios de animação Pixar e a editora de HQs Marvel.
Com um arsenal desses, imagina-se, a companhia fundada pelo finado animador,
cineasta e produtor Walt Disney não
tem que fazer nada além de sorrir esperando o dinheiro chegar.
Entretanto,
como é sabido, o mundo das finanças costuma pregar peças. No último dia 4 de
agosto, a Disney publicou o seu balanço trimestral. Embora tenha apresentado
lucro, puxados principalmente pelos seus últimos sucessos no cinema, este ficou
abaixo do que era esperado, o que fez com que as ações da companhia na bolsa de
valores de Wall Street sofressem uma forte queda de 9%. Foi o bastante para
soar o alarme.
Porém,
é justamente uma outra companhia adquirida pela Disney, em 2012, que pode tirar
os habitantes de Disneyworld e Disneylândia desta situação de fio da navalha na
qual se encontra atualmente: trata-se da Lucasfilms,
a companhia cinematográfica fundada pelo cineasta George Lucas, que nada mais é que o criador da saga Star Wars que, após um hiato de 10
anos, retornará no próximo dia 18 de dezembro com o próximo e aguardadíssimo
filme da franquia, Star Wars: O Despertar da Força.
O
analista financeiro da companhia de investimento estadunidense Stifel Nicolaus,
Benjamin E. Mogil, crê que o filme dê um lucro de U$ 2 bilhões em todo o mundo.
Outro analista, Paul Dergarabedian, da agência Rentrak diz que “Há um pequeno filme chamado Star Wars: O Despertar da Força, vindo
em dezembro e que deve quebrar recordes como nunca se viu antes”. Para ele, o novo filme da saga irá ajudar
nos números da Disney, especialmente na época de seu lançamento, dezembro,
época de férias e de festas de final de ano.
O
analista afirma que “Com certeza o filme
irá quebrar o recorde de maior abertura em um fim-de-semana de dezembro. Nós
nunca vimos um filme abrir com mais de U$ 100 milhões de bilheteria em
dezembro, e isso vai acontecer com Star
Wars”.
E
acrescenta, com uma dose de delírio:
“Star Wars vai dar frutos para os próximos 10, 20 e até mesmo 100
anos. Este é um plano de 100 anos para a Disney, com todas estas várias
propriedades. Em seguida, essas mesmas propriedades vão para a tela pequena,
então há a venda de produtos associados a Star
Wars”.
A
Força é mesmo uma aliada poderosa. Mestre Yoda e Mickey Mouse que o digam...
Veja aqui o trailer oficial de Star Wars: O Despertar da Força (legendado em português):
Publicado também no Observatório do Cinema, Linkedin e Centro de Mídia Independente (CMI).
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