"Não odeie a mídia, seja a mídia" - Jello Biafra

Bem-vindos à Panorama BR

Arte, Cultura, Economia, Esporte, Política, Religião... Os dias atuais em suas mais diferentes matizes pedem uma reflexão crítica, franca, honesta e aberta que este espaço não só se propõe como está disposto e irá fazê-la de maneira democrática, independente e livre. Além das análises dos assuntos mais relevantes, este blog está subdividido em outras partes para que o público leitor possa ser atendido naquilo em que mais gosta: Notícias, Envio de Mensagens em SMS, Enquete, Sites Sugeridos, Vídeos, Livros Sugeridos e, logo abaixo deste texto de apresentação, estarão nossos Editoriais. Suas opiniões são muito importantes para que sempre possamos nos aprimorar cada vez mais e atendê-los melhor. Você pode deixar seus comentários nos próprios posts ou então em nosso e-mail: panoramabr@gmail.com. Bem-vindos à Panorama BR, a mais nova revista digital brasileira de análises, arte, atualidades, cultura, informações e notícias da Internet. Que a nossa presença possa ser não só prolongada, mas, principalmente, útil.

Editorial

Em breve.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Feliz 2014!



         Anteriormente, Panorama BR publicou um texto no qual analisou o ano que passou. Agora, faremos o contrário: em um exercício de futurologia, vamos, baseados em fatos ocorridos no ano anterior, tentar prever o que ocorrerá em 2014. É claro que corre-se o risco de errar – e feio – nas previsões, mas, quem já não tentou fazer isto antes? O tempo dirá onde acertamos e onde erramos.

Fuleco,o mascote da Copa do Mundo de 2014

          Para começar, o evento no qual milhões de brasileiros estarão simplesmente obcecados neste ano: a Copa do Mundo de Futebol. Depois de muitos anos, a competição retorna ao território sul-americano no local chamado de “país do futebol”, ou seja, nosso querido Brasil.
          Milhões de reais têm sidos gastos na organização e na construção de estádios – alguns dos quais ainda não estão prontos – o que foi um dos motivos das manifestações ocorridas em junho de 2013, que contestava esses mesmos gastos com um evento esportivo quando poderiam ser utilizados em saúde e educação (no “padrão FIFA”, ironizavam os manifestantes).
          Parece óbvio que haverão mais manifestações contra o Mundial até o final dessa competição. Figuras como Pelé disseram para deixar essas manifestações para lá e concentrar-se apenas na Copa, o que fez aumentar a antipatia contra o evento. De minha parte, penso que a Copa no Brasil irá ocorrer no pior momento possível para ela, pois será no mesmo ano das eleições gerais de nosso país. Da mesma forma, também é óbvio que, seja lá quem vença o pleito, irá usar e abusar do título em proveito próprio e de seu governo, tal como fez a ditadura militar após a vitória brasileira na Copa de 1970. Daí, vêm as perguntas que não querem calar: o Brasil vencerá a Copa? Será bom para o Brasil vencer a Copa? O Brasil deve vencer a Copa?

Urna eletrônica a ser usada nas eleições gerais de outubro deste ano
            As Eleições Gerais são o outro assunto que dominará as conversas em nosso país neste ano. Apesar de todas as manifestações ocorridas contra o governo, a presidente Dilma Rousseff permanece como favorita para a vitória nas urnas. Se as eleições fossem realizadas na data em que este texto é publicado, a atual presidente venceria com relativa facilidade, mesmo porque os outros candidatos, até o momento, não desperta entusiasmo no eleitorado, embora órgãos da chamada “grande mídia” apoiem nomes como o de Aécio Neves. E nomes da direita mais conservadora, tacanha e reacionária tal como o “pastor” Marco Feliciano, que teve grande destaque em 2013 graças ao seu período na Comissão de Direitos Humanos do Senado na qual comandou uma “cruzada anti-gay”, irão tentar a reeleição aproveitando-se da ingenuidade e ignorância de seus seguidores-eleitores para aumentarem ainda mais sua funesta influência. Ainda faltam cerca de 10 meses para o pleito, e as coisas podem mudar até lá, principalmente dependendo do resultado da Copa do Mundo de Futebol...

Bandeira da União Europeia (UE)

A crise financeira da Europa, que aparentava não ter fim, parece que finalmente dá sinais de recuperação, com uma ligeira subida de países como a Espanha, o fortalecimento do Euro perante o Dólar, a entrada da Letônia na Zona do Euro (grupo de países que utilizam a moeda única da União Europeia, a UE), e a criação de uma unificação bancária, que alguns analistas vêm como a salvação da lavora. Ainda assim, o Velho Continente – principalmente países como a própria Espanha, Portugal, Grécia, Itália, Irlanda e os recém-chegados Bulgária e Romênia – ainda passarão um ano muito difícil com a política de austeridade mantida pela “Troika” (grupo formado pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e o maldito Fundo Monetário Internacional, o FMI), que insiste no corte de salários e benefícios sociais que estão gerando desemprego e o aumento da pobreza nos países da UE. Novas e maiores manifestações são esperadas para acontecerem nos países-membros contra essa política, a “Troika” e os governos locais, vários deles com acusações de corrupção. E, além disso, há a queda de braço entre o governo da Ucrânia, que quer estreitar seus laços com a Rússia, e os manifestantes pró-europeus, que desejam entrar na União. A Grã-Bretanha, que faz parte da UE e não adotou o Euro como moeda, permanecendo com a Libra Esterlina, e que não sofreu tanto com a crise, olha com apreensão o referendo sobre a independência da Escócia, um desejo de milhares de escoceses, a ocorrer em setembro próximo. Se for aprovado pela população local, a relativa estabilidade britânica pode ser tremendamente afetada se isso ocorrer.


Edward Snowden

Um dos dois homens do ano (o outro é o Papa Francisco), o estadunidense Edward Snowden (assunto de um futuro artigo nosso), permanece em seu exílio russo fazendo ainda mais revelações sobre a espionagem protagonizada pelo seu país natal, os EUA, que o vem como um traidor, e, como peças de dominó armadas para cair quando empurradas, mais casos de espionagem de vários países – inclusive o Brasil – surgem a cada instante. Que outras revelações Mr. Snowden nos trará em 2014? O mundo aguarda curioso e preocupado...

Papa Francisco

O outro homem do ano, o Papa Francisco, conseguiu surpreender tanto seus simpatizantes como seus detratores. Com um forte discurso social, o que não era esperado pelos especialistas em Vaticano, Francisco tem aumentado sua popularidade e respeito tanto entre católicos como entre os não-católicos (que inclui os evangélicos). Sua ênfase aos pobres e desamparados e críticas ao sistema capitalista cruel e selvagem já lhe valeu, pelos conservadores e fascistas, a alcunha de “comunista” tanto fora como dentro da Igreja. Vamos ver em 2014 quem é verdadeiramente cristão nessa história...

Manifestação em São Paulo ocorrida em junho de 2013

Desde o ano passado para cá, vem aumentado muito o número de manifestações mundo afora. Países como Egito e Tailândia lutam contra governos opressores e corruptos. A corrupção também é um mal a ser combatido por países-membros da UE, conforme dito acima, assim como em países da África, Ásia e América Latina que, além disso, lutam contra a falta de liberdade política e de expressão (temas já analisados no artigo Lembrai, lembrai o cinco de novembro publicado aqui no mês retrasado). No Brasil, além das esperadas manifestações contra a Copa do Mundo, o Movimento Passe Livre (MPL), organizador de muitas dos protestos do ano passado, promete voltar à carga justamente para reivindicar aquilo que está em seu nome: o passe livre de ônibus e também de outras formas de transporte público. Como será que o governo irá reagir à estas manifestações em um ano de eleições gerais? Com certeza não será com açúcar e perfume...

Avião utilizado na Primeira Guerra Mundial 

Em 2014, vários acontecimentos passados serão lembrados e, alguns comemorados. Um deles é os 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, o primeiro conflito global ocorrido, com uso de armas até então novas (como, por exemplo, o avião) que acarretou milhões de mortes, a ponto de ter sido chamada de “a guerra para acabar com todas as guerras”. Infelizmente, como sabemos, não foi o que aconteceu.

Vladimir Lênin

Outro acontecimento a ser lembrado são os 90 anos da morte da Vladimir Lênin, o pai da Revolução Russa, que fez surgir o primeiro estado socialista do planeta: a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Figura carismática e controversa, o intelectual Lênin desperta paixões tanto a favor como contra a sua pessoa até hoje, mas ninguém nega a sua importância histórica e seu legado, apesar do fim da URSS e de outros países comunistas, permanece.

Ayrton Senna

Outra morte a ser lembrada, de modo particularmente triste pelos brasileiros, é a de Ayrton Senna, ocorrida 20 anos atrás. O fantástico tricampeão de Fórmula 1 deixa até hoje um vazio impossível de se preencher tanto nas pistas de corrida assim como fora delas. Sua paixão pelo que fazia, sua determinação (não raro beirando a obsessão), seu amor pelas crianças e pelo Brasil – algo cada vez mais raro hoje em dia – são exemplos que permanecem nos corações de todos.

Golpe Militar de 1964

Igualmente triste foi o golpe militar ocorrido em nosso país há 50 anos atrás, no malfadado ano de 1964. Sob a velha desculpa de “combater o comunismo”, os militares lançaram o país em um período de trevas que duraram mais de 20 longos anos.

Revolução dos Cravos de 1974

Em contrapartida, a Revolução dos Cravos, protagonizada pelos nossos irmãos portugueses há 40 anos atrás, em 25 de abril de 1974, tirou o país do longo período de trevas da ditadura salazarista, levando país a um período de democracia e liberdade sem precedentes que dura até hoje. Apesar da grave crise financeira que assola o país atualmente, Portugal tem muito a comemorar nessa data histórica.
Como podemos ver, este será um ano particularmente movimentado Da minha parte, espero que o bom senso e o bem maior prevaleçam neste ano que começa. Feliz 2014 a todos!

Como sempre, temos nossos fogos de artifício para saudar o novo ano:
          


          

2 comentários:

Anônimo disse...

Feliz ano novo e bacana os fogos!!!

Anônimo disse...

FELIZ ANO NOVO GALERAAAA!!!!